Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias


 O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XXII da UNEB em Euclides da Cunha - foi criado no ano de 2003. Após um grande período de expectativas e muita ansiedade, finalmente no dia 02 de junho de 2003, a UNEB inaugura seu Campus no município de Euclides da Cunha, abrindo as portas para a comunidade, iniciando as atividades com 02 turmas de 40 alunos, nos turnos vespertino e noturno, no Curso de Licenciatura em Letras. 

Ao longo desse período, o DCHT - Campus XXII tem crescido e se estruturado para oferecer à comunidade acadêmica as condições necessárias para o pleno desenvolvimento das suas atividades. Com todas as salas de aula e auditório climatizados e dotados de equipamentos de áudio-visual, o DCHT - Campus XXII ainda dispõe de Laboratórios de Informática e de Línguas.

No ano de 2012, alvorecendo a celebração de 01 década de implantação do Campus XXII no município de Euclides da Cunha, a UNEB recebeu da prefeitura local a doação do terreno para construção da sua sede própria. Localizado às margens da BR 116, com uma área de aproximadamente 31.000 m2, o espaço conta atualmente com algumas edificações que passaram por adequações para instalação dos setores administrativos, além das primeiras salas de aulas e dos laboratórios (de Química, de Biologia, de Desenho Técnico e de Informática) do Curso de Engenharia Agronômica. 

Após vários anos contando com o Curso de Letras, na modalidade regular, além dos Cursos de Pedagogia e Educação Física via Plataforma Freire (modalidade modular) no DCHT - Campus XXII e Pedagogia nos municípios de Canudos, Monte Santo e Quijingue (modalidade semestral), com os cursos de Química, Educação Física, História, Geografia e Matemática via EaD no DCHT - Campus XXII e Pedagogia, História, Letras com Inglês e Matemática em Sítio do Quinto, verificou-se que era o momento de crescer e ampliar a oferta de cursos. Desta forma, o DCHT - Campus XXII iniciou um novo ciclo, no final de 2012, abrindo vagas também para o Curso de Engenharia Agronômica.

Além das atividades de ensino de graduação, o DCHT - Campus XXII também oferece aos seus discentes a oportunidade de atuarem em projetos de pesquisa e extensão através do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE. São diversos os projetos, tais como: a Semana de Letras, o SEPEX, o LEMEL, o Projeto Vivências, a UATI, entre outros, todos estes com participação do corpo discente do Departamento através de bolsas de monitoria e/ou estágio.

O DCHT - Campus XXII também oferece uma Residência Universitária devidamente equipada com capacidade para 20 estudantes oriundos de outros municípios.